segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

8 perguntas sobre varizes e gravidêz

1. De que forma os sistemas sangüíneo e linfático influem no inchaço da mulher durante a gestação?

O inchaço acontece basicamente pelo aumento da pressão intra-abdominal em decorrência do aumento uterino. Com isso os fluidos das pernas, sangue e linfa, tendem a ficar estagnados com dificuldade de retorno. Além disso a veia cava inferior passa ao lado direito do útero e, dependendo da posição da gestante, pode ser comprimida por ele dificultando ainda mais a circulação sanguínea.


2. O calor e o peso da gestante colaboram de alguma forma para aumentar o inchaço? Por quê?

O pêso influencia pois quanto mais pesada a gestante, maior é a pressão abdominal e mais difícil a circulação dos fluidos. O calor é responsável por vasodilatação. Os vasos quando dilatados permitem um extravasamento de líquidos para o espaço subcutâneo (abaixo da pele) que é o edema.


3. Os especialistas afirmam que para diminuir o inchaço durante a gravidez, o sal deve ser evitado nas refeições. Confere? Por quê?

Sim. Quanto mais sal for consumido maior será a osmolaridade sanguínea e assim maior a retenção de líquidos.


4. O sapato também pode ter influência no aumento do inchaço normal durante a gravidez? Quais as recomendações?

Um fator que independente de gestação influencia positivamente a circulação venosa nos membros inferiores é a contração repetida dos músculos da panturrilha. Saltos muito altos ou rasteiros dificultam esse movimento, assim o ideal é um salto de 2 a 3 centímetros.


5. A prática de exercícios auxilia a diminuição do inchaço? De que forma?
Quais os exercícios mais indicados?

O exercícios ajudam pelo motivo já explicado e os ideais são os que promovem contrações repetidas dos músculos da panturrilha como caminhadas, hidroginástica e ciclismo.


6. A drenagem linfática pode auxiliar na diminuição do inchaço? Por quê? Deve ser feita com que freqüência?

A drenagem linfática é o estímulo manual para que os líquidos estagnados nas pernas sigam seu caminho natural. É como se fosse uma ordenha contra a pressão abdominal. Sim, é eficiente. A freqüência varia de acordo com cada paciente, dependendo da demanda.


7. As meias elásticas são recomendadas para diminuir os inchaços? Por quê? Quais as especificações das meias mais indicadas?

Sim, as meias são um auxílio a mais para evitar a estagnação dos líquidos nos membros. As medidas variam de acordo com o volume da perna de cada paciente. De uma maneira geral devem ser acima do joelho e ter compressão mediana.


8. Dormir com os pés elevados ajuda a diminuir o inchaço? Por quê?

Sim, ajuda. Dessa maneira usamos a gravidade em favor da gestante. É importante que se dê preferência por deitar-se sobre o lado esquerdo do corpo, assim haverá uma diminuição na compressão do útero sobre a veia cava, facilitando o retorno venoso.

Nenhum comentário: